Frankfurt em poucas horas


 A minha viagem a Frankfurt não foi com o objectivo de conhecer a cidade... No entanto, não pude deixar de traçar um roteiro para conseguir conhecer um bocadinho no pouco tempo que tinha. Assim sendo, este roteiro não irá ser o mais completo (e a cidade tem bem mais para oferecer) mas tem alguns pontos de paragem obrigatórios para quem tem apenas umas horas para conhecer Frankfurt.


Fiz questão que o meu roteiro incluísse a zona histórica e a zona comercial da cidade. Apesar de variedade de transportes não faltar, optei por conhecer o máximo a pé: é uma cidade pequena que facilmente se chega a pé a qualquer lado e, desta forma, vamos aproveitando uma das melhores coisas que Frankfurt tem para nos oferecer: a arquitectura.

1. Romerberg

Romerberg

É o centro antigo da cidade e o largo mais característico. A praça foi construída inicialmente no século XV e reerguida após a II Guerra Mundial. Nesta zona é possível visitar a Igreja de São Nicolau (localizada mesmo na praça e com entrada gratuita) e ver a Fonte da Justiça (no centro da praça). A Igreja de São Paulo e a Catedral de Frankfurt estão também localizadas bastante perto deste local. A Catedral de Frankfurt, o maior edifício religioso da cidade, possui uma torre que permite ter uma vista panorâmica sobre a cidade (mais informações como horário e preços aqui).

Romer Frankfurt

Esta praça é muito bonita e, enquanto lá estive, assisti a dois casamentos. O mais engraçado foi ver como os casamentos são muito diferentes do típico casamento português: muito mais simples em relação ao vestuário e com poucos convidados. Para quem quer comprar souvenirs, este é também o local ideal.

2. Eiserner Steg
A ponte de ferro fica a cerca de dois minutos a pé de Romer e é uma ponte exclusivamente pedestre que liga as duas margens do Rio Main. Explodida nos últimos dias da II Guerra Mundial, foi reconstruída em 1946. Por toda a ponte existem cadeados como forma de celebrar o amor.

Ponte de ferro

3. Zeil 
Aqui fica a zona comercial da cidade. Uma rua de compras ao ar livre com imensas lojas de rua (desde a Primark, Adidas, Nyx, Zara a lojas de luxo) e também de zonas comerciais fechadas (MyZeil, Galeria Kaufhof e Karstadt). Sendo uma rua exclusiva para pedestres torna-se uma zona bastante calma apesar de comercial. Aconselho muito para almoçar ou jantar apesar de se encontrarem outras opções espalhadas pela cidade. 

4. Main Tower
A Main Tower é um edifício emblemático construído em 1996, com 200 metros de altura e uma vista de 360 graus para a cidade. Recomendado sempre que pesquisei pela cidade, era sem dúvida um local que queria muito visitar mas, infelizmente, o edifício esteve ocasionalmente fechado no único dia que tinha disponível para o visitar. Geralmente o horário é das 10h as 21h e tem o custo de 7.50€ por adulto (mais informações aqui).

A cidade

Frankfurt am main

Frankfurt am main

Frankfurt am main

No geral, Frankfurt conquistou-me pela arquitectura (apesar de ter apanhado um dia muito cinzento) e por ser muito agradável de visitar a pé, parecendo que se chega "naturalmente" aos locais. No meu caso, fiz o percurso Ponte de Ferro - Romer - Zeil sem indicações de GPS (apenas usei inicialmente para ver a direcção até à zona da ponte de ferro).

Frankfurt am main

Vale a pena conhecer!
Ficam por visitar os museus, a Alte Oper e o Palmgarten. 

See you soon!

Comentários

Mensagens populares